sexta-feira, setembro 03, 2010

O Vídeo Socioambiental





Irmãos de Água é um documentário sobre a APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.

A produção audiovisual é uma das ferramentas poderosas da comunicação ambiental. A maior acessibilidade dos equipamentos digitais fez do Brasil o país que mais produz curta metragens em todo o mundo, e assim, territórios como o sul e extremo sul da Bahia fazem parte dessa história. Esse tem sido o esforço de novos produtores e documentaristas revelando e redescobrido nosso país à partir de todos os olhares.

Esse novo movimento de democratização da produção e difusão audiovisual trás mais autonomia social na informação, contribuindo com o desenvolvimento sociocultural, a documentação da história, e sobretudo, a reflexão permanente sobre os valores que desejamos promover em nossa sociedade.

Uma das áreas da comunicação audiovisual próspera é a produção de vídeos socioambientais, que mergulham na revitalização dos movimentos sociais, resgate do conhecimento tradicional, popularização de conhecimentos científicos, proteção e manejo adequado dos recursos naturais, da conservação das florestas, dos rios e dos mares, da qualificação de uma nova empresa com resposabilidade socioambiental, do marketing ecológico.
.
Esses vídeos tem sido produzidos em todos os formatos e de todas as formas, seja utilizando uma máquina fotográfica ou investindo em produções profissionais. Assim, os territórios passam a contar com um acervo significativo de vídeos de vários gêneros, documentos que trazem novos espelhos para a nossa reflexão.
.
As unidades de conservação, a mata atlântica, os índios, os negros e os pequenos agricultores; o diálogo do desenvolvimento e o debate da sustentabilidade, a proteção ambiental, a economia solidária, o resgate cultural têm sido os temas recorrentes dos trabalhos de novas produtoras como o Eco Estúdio (Ilhéus) e a Avenida Filmes (Caravelas) que estão ousando um espaço no mercado profissional de vídeo, nos circuitos de exibição e na formação de novas plateias com uma produção cinematográfica mais regional.
.
Visite o Blog do Eco Estúdio e conheça projetos e propostas com a produção audiovisual. No canal do Eco Estúdio no Youtube você pode acessar as coleções de vídeos com os melhores curtas ambientais sobre o sul da Bahia e outras temáticas. Descubra nossos próprios recordes no youtube, se apaixone e ajude a promover o vídeo socioambiental, e um dia teremos tanta audiência quanto o humor de "Solange, a Gaga de Ilhéus" que conta com números impressionantes (2.606.592 exibições em apenas um de seus vídeos).

2 comentários:

Pedro Oscar Piauhy Müller disse...

Vida longa ao ECO ESTUDIO !!!! Parabéns !

Mônica Melo disse...

Paulinho,
Está excelente o vídeo!!! Somente hoje pude parar para assistir. Através dele, o trabalho de Gestão Participativa da APA Lagoa Encantada e Rio Almada terá a merecida divulgação e com certeza reconhecimento público! Parabéns à equipe de Gestão da SEMA, à Secretaria Executiva, a todos os Conselheiros, aos Convidados e especialmente à comunidade desse nosso lugar.
Um gande abraço
Da sua irmã de água
Mônica