Irmãos de Água é um documentário sobre a APA da Lagoa Encantada e Rio Almada.
A produção audiovisual é uma das ferramentas poderosas da comunicação ambiental. A maior acessibilidade dos equipamentos digitais fez do Brasil o país que mais produz curta metragens em todo o mundo, e assim, territórios como o sul e extremo sul da Bahia fazem parte dessa história. Esse tem sido o esforço de novos produtores e documentaristas revelando e redescobrido nosso país à partir de todos os olhares.
Esse novo movimento de democratização da produção e difusão audiovisual trás mais autonomia social na informação, contribuindo com o desenvolvimento sociocultural, a documentação da história, e sobretudo, a reflexão permanente sobre os valores que desejamos promover em nossa sociedade.
Uma das áreas da comunicação audiovisual próspera é a produção de vídeos socioambientais, que mergulham na revitalização dos movimentos sociais, resgate do conhecimento tradicional, popularização de conhecimentos científicos, proteção e manejo adequado dos recursos naturais, da conservação das florestas, dos rios e dos mares, da qualificação de uma nova empresa com resposabilidadesocioambiental, do marketing ecológico.
.
Esses vídeos tem sido produzidos em todos os formatos e de todas as formas, seja utilizando uma máquina fotográfica ou investindo em produções profissionais. Assim, os territórios passam a contar com um acervo significativo de vídeos de vários gêneros, documentos que trazem novos espelhos para a nossa reflexão.
.
As unidades de conservação, a mata atlântica, os índios, os negros e os pequenos agricultores; o diálogo do desenvolvimento e o debate da sustentabilidade, a proteção ambiental, a economia solidária, o resgate cultural têm sido os temas recorrentes dos trabalhos de novas produtoras como o Eco Estúdio (Ilhéus) e a Avenida Filmes (Caravelas) que estão ousando um espaço no mercado profissional de vídeo, nos circuitos de exibição e na formação de novas plateias com uma produção cinematográfica mais regional.
.
Visite o Blog do Eco Estúdio e conheça projetos e propostas com a produção audiovisual. No canal do Eco Estúdio no Youtube você pode acessar as coleções de vídeos com os melhores curtas ambientais sobre o sul da Bahia e outras temáticas. Descubra nossos próprios recordes no youtube, se apaixone e ajude a promover o vídeo socioambiental, e um dia teremos tanta audiência quanto o humor de "Solange, a Gaga de Ilhéus" que conta com números impressionantes (2.606.592 exibições em apenas um de seus vídeos).
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Comentários
Pedro Oscar Piauhy Müller disse…
Vida longa ao ECO ESTUDIO !!!! Parabéns !
Mônica Melo disse…
Paulinho, Está excelente o vídeo!!! Somente hoje pude parar para assistir. Através dele, o trabalho de Gestão Participativa da APA Lagoa Encantada e Rio Almada terá a merecida divulgação e com certeza reconhecimento público! Parabéns à equipe de Gestão da SEMA, à Secretaria Executiva, a todos os Conselheiros, aos Convidados e especialmente à comunidade desse nosso lugar. Um gande abraço Da sua irmã de água Mônica
Abandonado a própria sorte, o morro está em más condições de conservação e a comunidade acessa inadequadamente um dos equipamentos de lazer e turismo mais significativos de Ilhéus. O Morro de Pernambuco é um patrimônio ambiental importante para a cidade. Faz parte de nossa paisagem de forma intrísseca e oferece praia de excelente balneabilidade, uma vista espetacular, um ambiente tropical típico e muito mais. Um dia desses cheguei ao farol, em ruinas, pela primeira vez e pude ver a bela vista do mar azul, o porto e a cidade. Fico devendo as fotos mas, sem egoismo, não tinha como não pensar, quando que os milhares de turistas que desembarcam nesse porto vão poder chegar aqui e participar disto. Uma das bandeiras da Maramata mais importantes foi a defesa da integração do Morro de P ernambuco ao patrimônio público da cidade e a promoção do seu tombamento para fins de proteção paisagística e ambiental. Mas confirma o bom senso que a ideia de um empreendimento particular nessa área,...
As Flores Tropicais nativas do Sul da Bahia , estão entre as mais belas do mundo, e esta é uma atividade que precisa ser incentivada como alternativa econômica sustentável. As três orquídeas que vemos nas fotos são nativas do sul da Bahia . A Cattleya warner (em baixo à esquerda), é uma espécie exclusiva das mata atlântica sul baiana, e é uma das maiores estrelas das flores tropicais; e a orquídea "pingo de ouro" (à direita) povoam as matas cacaueiras . A extração ilegal ainda ameaça essas espécies, que deveriam ser vitrine para os visitantes e os negócios sustentáveis do sul da Bahia . A presença dos produtores de Holambra, em Ilhéus, no evento Ilhéus em Flor , além de uma grande satisfação, que atraiu centenas de clientes, é uma um momento de reflexão, sobre a floricultura do sul da Bahia, e uma oportunidade de chamar a atenção para o apoio que é necessário, para que a floricultura tropical de Ilhéus venha a ser incrementada, e se torne economicamente viável, gerando...
Pedra de Ilhéus e Pedra de Itapitanga, criadouros naturais do "Senhor das Pedras". , Reportagem de Kallyne Cristina O Epinephelus itajara , mais conhecido no sul da Bahia como mero-canapu, habita águas costeiras nas imediações de manguezais entre Santa Catarina e Flórida (EUA). Quando jovens abrigam-se em mangues, atingem a maturidade com cerca de sete anos, quando atingem um metro. A partir daí passam a levar uma vida solitária junto a recifes na plataforma continental. Mas é durante o período de acasalamento que o mero se torna mais vulnerável à pesca e, principalmente, à caça submarina. Nessa época eles migram para recifes próximos a manguezais formando agregações reprodutivas. Desta forma, a pesca predatória e a degradação de mangues ameaçam seriamente a sobrevivência do mero-canapu em águas brasileiras. E em Ilhéus-BA, há um local de agregação reprodutiva nas imediações da Pedra de Ilhéus. Com o intuito de garantir a preservação desta população de meros, alguns setores d...
Comentários
Está excelente o vídeo!!! Somente hoje pude parar para assistir. Através dele, o trabalho de Gestão Participativa da APA Lagoa Encantada e Rio Almada terá a merecida divulgação e com certeza reconhecimento público! Parabéns à equipe de Gestão da SEMA, à Secretaria Executiva, a todos os Conselheiros, aos Convidados e especialmente à comunidade desse nosso lugar.
Um gande abraço
Da sua irmã de água
Mônica