sábado, outubro 03, 2009

Conferência de Saúde Ambiental

A comunidade Ilheense celebrou a I Conferência Municipal de Saúde Ambiental, que trouxe como tema “A Saúde Ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”, e aconteceu com muito êxito, no dia 24 no Teatro Municipal de Ilhéus e dia 25, no Instituto Nossa Senhora da Piedade.

A conferência foi aberta pelo Prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e teve uma participação ativa da sociedade civil, tendo como um de suas coordenadoras, a Presidente da Associação Ação Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça. De acordo com o coordenador de Saúde Ambiental do órgão vinculado a secretaria municipal de Saúde –, Waldemar Polycarpo, o evento abordou a saúde por outro ângulo, “encarada como algo que faz parte do nosso cotidiano, e que interfere diretamente em nossa qualidade de vida”.

A conferência magna “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”, foi proferida pelo Doutor em Direito Ambiental da UFBA e promotor público estadual, Dr. Heron José Santana Gordilho.

A mesa redonda das plenárias temáticas foram mediadas pela socióloga e doutora em educação, Prof. Maria Isabel Lopes. Na sequencia, o eixo de discussão foi o “Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental”, orientado pela mestra em Desenvolvimento Regional e meio Ambiente, Prof. Eliana Albuquerque.

O desenvolvimento do segundo eixo: “Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”, ficou com o engenheiro agrônomo, Prof. Milton Ferreira e todos os integrantes do evento participaram da discussão do terceiro eixo de debate: “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis”, com orientação da vice-diretora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro. Para auxiliar no debate dos três eixos foram convidados o engenheiro agrônomo e secretário executivo do Instituto Floresta Viva, Rui Rocha, e o empresário e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Landim.

As atividades da conferência, os trabalhos e os resultados das discussões das plenárias temáticas foram consagrados em um relatório final, que deverá contribuir para o fortalecimento de programas de educação e saúde no munípio de Ilhéus.
.

A INSPIRAÇÃO DE DENISE CESAR HOMEM D'EL-REY

A saúde ambiental está no centro da questão ambiental, e consiste em um dos temas mais estratégicos para compreender e promover a educação ambiental, e promover a qualidade de vida.

Este é um tema permanente para a reflexão da cidadania plenamente exercida. É uma grande área do conhecimento, que se relaciona com o nosso cotidiano, a nossa saúde individual e coletiva, e abrange todos os campos da vida, envolvendo a produção de alimentos saudáveis, a manutenção da qualidade da água, a prevenção de impactos socioambientais da indústria, da agricultura, o controle de vetores de doenças, o comportamento social em epidemias, o tratamento de resíduos, a saúde no trabalho, etc.

E a realização desse seminário é uma grande oportunidade de referênciarmos Denize Cezar Homem Del Rey, orientadora do Mestrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UESC, uma mente brilhante, e uma notória personalidade intelectual sobre essa temática.

Denize viajou pelo Brasil, sem deixar de dedicar-se a UESC, e trabalhou como uma guerreira e empolgante mestra da educação ambiental, até o fim de sua vida terrena. O seu tema preferido foi a temática da “Atenção Primária a Saúde”, tendo aprofundado essa reflexão e participando ativamente das discussões regionais e nacionais, sempre ensinando e replicando seus conhecimentos, sobre a dimensão ambiental da saúde, e estimulando uma visão crítica sobre a eficácia de programas.

Um pouco mais sobre esse ícone da Saúde Ambiental, no texto abaixo, referente a homengem póstuma da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde.

UNIÃO INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

OFICINA REGIONAL LATINO-AMERICANA - UIPES / ORLA
5º Boletim da Sub-Região Brasil – junho de 2003

PRÊMIO JOAQUIM ALBERTO CARDOSO DE MELLO

O prêmio Joaquim Alberto Cardoso de Mello, criado pela UIPES/ORLA-BRASIL e pela ENSP/FIOCRUZ em 1996, foi concedido como homenagem póstuma à educadora DENISE CESAR HOMEM D'EL-REY, em cerimônia realizada no Memorial da América Latina, São Paulo, como parte da programação da III Conferência Regional Latino-Americana da UIPES/ORLA.

.
Na ocasião, coube-me fazer uma breve oração em sua memória. Conheci Denise nos anos 70, num Seminário de Educação para a Saúde, realizado pelo SESC/RJ. Ela, uma jovem professora da USP; eu, professora da UFRJ. Em comum, o foco daquele Seminário, nosso interesse e nossa fé na educação em saúde. Haveríamos de nos encontrar mais tarde, em Brasília, em reunião técnica promovida pela Divisão Nacional de Educação em Saúde (DNES/MS). Denise era o "braço direito" da coordenadora Sophia Guimarães Sarmiento. O dinamismo e seriedade de ambas me entusiasmaram.
.
Em 1986, por ocasião de evento de Educação e Saúde promovido pela Faculdade de Educação (FE/UFRJ), estaríamos juntas mais uma vez, na velha batalha de trabalhar a educação em saúde, em todas as suas dimensões. Tentamos assim contribuir, no meio universitário, para o reconhecimento do extraordinário papel que a educação pode desempenhar para a melhoria da saúde da população. Denise, como se diz, "não negava fogo...". Brigar por uma causa na qual acreditasse, era com ela mesmo. Se pecados cometia, eram por excesso de entusiasmo, inconformismo e impaciência com as dificuldades, avanços e retrocessos que acometem a área da educação.
.
De tempos em tempos, conquistas importantes são "esquecidas", ao sabor dos ventos políticos e, mais tarde, reaparecem, com roupagem nova (e... novos autores). Denise se indignava! Quando, na FE/UFRJ, soubemos de seu desligamento da DNES/MS, fui eu atrás de Denise para trazê-la ao nosso convívio, onde nos empenhávamos em propor mudanças e integrar a área de educação em saúde aos currículos de formação de professores e à pós-graduação em Educação. Já ela participava da organização do Curso de Especialização de Educação em Saúde, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal Fluminense. Lá, como em outras universidades, Denise batalhava e inovações eram introduzidas, estruturas e cursos criados, projetos realizados, e o espaço da educação em saúde lograva ser ampliado.
.
Foram numerosas as monografias que orientou e os trabalhos que produziu. Atuou nas universidades do Estado de São Paulo, Federal Fluminense, Federal do Rio de Janeiro, Estadual Santa Cruz (UESC), de Fortaleza (UNIFOR), e Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre outras instituições. Em todas elas, "arregaçava as mangas" para promover mudanças, estimular e orientar alunos, e brigar, brigar, brigar... No entanto, construindo sempre e deixando sua marca. Não menos relevante foi sua participação na representação da UIPES/ORLA-BRASIL, ajudando a planejar projetos e realizá-los.

Saudades de você e de sua garra, querida amiga. Você plantou e as sementes cedo ou tarde frutificam. Nós sabíamos que assim é a educação - é trabalho de formiguinha, cheio de idas e vindas, mas, também, com avanços importantes, graças a pessoas como você!

Vera Lucia Góes Pereira Lima

Nenhum comentário: