quinta-feira, maio 28, 2009

Gabriel Santiago Jazz Quintet

A fotografia acima, e outras do espetáculo estão em CATUCADAS.

You can click here to translate to English, the contents of this report and links.

Essa terra linda, de florestas e pássaros, também é um recanto da boa música, de músicos e de acontecimentos musicais. Eu presenciei shows memoráveis, como o que reuniu Marcio Montarroyos, Serginho do Trombone, José Lourenço, Jane Duboc, Andre Tandeta, Saul Barbosa e Annunciação, aquele que morou muitos anos aqui, tocou com o Mestre, e participou do histórico disco "A Música Livre de Hermeto Pascoal". Isto aconteceu em 1986, no Circo Folias da Gabriela, pelo Projeto Pixinguinha.
.
Hoje, no Teatro Municipal de Ilhéus, aconteceu mais um desses acontecimentos especiais e emocionantes, com casa lotada e ingressos esgotados.
.

Ilhéus blindou o retorno do compositor, arranjador, violonista e guitarrista Gabriel Santiago, um filho da casa, que estreou aos seis anos de idade, tocando ao lado do pai, o violonista e compositor Délio Santiago, que se apresentava como atração local no mesmo Projeto Pixinguinha. Vinte e cinco anos depois, ele é a nossa grande revelação, e vem tocar em casa na turnê brasileira do "Gabriel Santiago Jazz Quintet".
.
A música é uma linguagem universal, que está na essência do homem, e por isso, promove sempre o diálogo e o intercâmbio cultural. Por aqui, se produz encontros de música instrumental de qualidade há muito tempo. A música está ao nosso lado, e ao longo do tempo, grupos musicais, cantores, pianistas, violonistas, guitarristas, bateristas e percussionistas construíram uma história que deve ser guardada com muito carinho.
.

Esse gosto pela música escreveu muitos nomes em nossa literatura musical, como os irmãos Renato e Jânia Carvalho – solistas cantores, Sabará - baterista, Saul Barbosa, Jonga Fialho, Délio Santiago, Americano, Ivan Bittencourt e Marco Aurelho - violonistas, compositores e arranjadores, dentre tantos outros que merecem nosso respeito.

Nossa terra é fértil em cultura, e nós temos raízes musicais. É essa base e referencia que permite o surgimento de grandes artistas. Mas, desde Saul Barbosa, ícone de uma geração de músicos, e que conquistou um lugar especial no cenário musical, que não tínhamos uma surpresa tão boa, uma revelação tão surpreendente, como Gabriel Santiago.

Aqui, sempre se fez música por amor, pois quase sempre, viver da música, mesmo de gênero popular, não era possível, e os músicos seguiam outras profissões, entre eles, Délio Santiago. Mas quis o destino, que o filho desse amante da boa música, seguindo seus passos, viesse a construir uma bela trajetória, uma próspera carreira.

Depoimento do renomado músico, Gilson Peranzzetta (Pianista. Arranjador, Diretor e Produtor Musical).

"Ouvindo teu disco mais uma vez constatei que a música é uma entidade espiritual, ela só permite que dela se aproximem os que a tratem com amor e dedicação. Fiquei muito feliz em tocar em uma das faixas e mais feliz ainda por sentir a brasilidade do teu trabalho. As composições são lindas, os arranjos maravilhosos, todos os artistas que participaram do teu cd tocaram muito bem e com muito carinho.

Desejo que tua carreira seja brilhante e que você tenha sempre em mente que a estrela é a música, nos somos apenas mensageiros. Parabéns pelo belo cd. Um grande abraço em toda a extensão do teclado."

Se a música está no sangue, isto foi confirmado aqui em Ilhéus. Também, não é por acaso que ele é filho da jornalista cultural Ana Virgínia, que, durante muitos anos, escreveu para os jornais, incentivando a cultura e os jovens artistas regionais. Mas alguns talentos são raros como uma pedra preciosa, e demoram de aparecer. Certamente, Gabriel Santiago escolheu a música por amor, mas soube lapidar seu talento e desenvolver seu projeto muscial com profissionalismo.

"Avant-garde" Gabriel Santiago, André Santos, e os músicos americanos Russel Haight, Simon Wiskowski e Wayne Salzmann ! Sejam bem vindos ! A casa é de vocês !

No rico caminho da música, ele optou seguir pelo universo acadêmico para reforçar seu talento nato, estudando teoria musical e desvendando o violão clássico no Conservatório Nacional de Música do Rio da Janeiro, revelando-se um músico engajado, um solista de alto nível. Seu diferêncial resultou em uma bolsa de estudos de doutorado em composição na University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, seguindo a trilha dos maestros, arranjadores e solistas de orquestras de jazz.
.
Hoje, ele está aí, bem a vontade com a música, seja como solista de uma orquestra, ou remexendo nossos rítmos populares. Esse repertorio de conhecimentos e experiencias tem resultado em projetos musicais bem mesclados, sem rótulos, onde jazz não é um estilo musical mas uma expressão da plena liberdade musical. Por isso, Gabriel tem o que mostrar, e muitos caminhos a trilhar pelo mundo, como compositor e mensageiro da cultura musical brasileira.
.
"Gabriel Santiago Jazz Quintet (Gabriel Santiago na Guitarra, Russel Haight no sax tenor e vocais, Simon Wiskowsky no sax alto, Wayne Salzmann II na bateria e André Santos no baixo) é jazz universal, americano, carioca e baiano, cheio de brasilidade; é improvisação consistente e consciente, uma música sem fronteiras, que mescla estilos e passeia livremente em várias praias.
.
Como seus parceiros, Gabriel é técnico, habilidoso e rápido, mas também muito melodioso. Ele brilha nas composições e nos arranjos, domina sua guitarra, o piano e outros instrumentos. No quitento, afinado com seus parceiros americanos - dois sopristas de alto nível, um baterista extraordinário e o grande baixista carioca André Santos, temos como resultado, um rico diálogo com a música, um caldeirão cultural com direito a swingueira brasileira, e a pimenta dos ritmos nordestinos.
.
.
Todo o trabalho de Gabriel Santiago é muito bem cuidado, sua música, suas apresentações, seus discos, suas capas de discos, etc. Confira nos links abaixo, informações, vídeos e gravações desse extraordinário músico ilheense. É só clicar para ler, ver e ouvir.
Texto de Paulo Paiva

LINKS PARA GABRIEL SANTIAGO:
.

Teatro Lotado aplaude Gabriel Santiago - Foco Regional
Gabriel Santiago - Site Oficial
Blog de Gabriel Santiago
Gabriel no Myspace Music
Gabriel Santiago no Youtube
Lançamento do Disco de Gabriel Santiago

5 comentários:

Anônimo disse...

Paulo,

estava lá ontem, assistindo com a minha familia o espetaculo de Gabriel. Extraordinário.

Parabéns a Ilhéus. Gabriel é iluminado, que Deus o abençoe.

Rui

Anônimo disse...

Oi Paulo


aqui é Adriana do Instituto Cabruca

desde que conheci o blog eu sempre acompanho as materias!!
Adorei as ultimas, principalmente a de Gabriel
temos que aplaudir os talentos "endemicos"....
Abçs e venha fazer aquela visista no Instituto ( www.cabruca.org.br)
estamos aguardando,OK!!

Anônimo disse...

Voce é demais, um grande abraço

*axé

Angela Crocitti - São Diego

Efigênia disse...

Paulo, hoje naveguei um pouco mais pelo blog! Descobri poesia, maravilha!

Pabéns pela homenagem belissima à natureza, no dia do meio ambiente!

Estou aguardando as músicas do Gabriel. Há sempre espaço para a música de qualidade.

Abração,
efigênia

ana virginia santiago disse...

Paulo, após uma movimentada e musical( rs) semana, com Gabriel e amigos em nossa casa, chego até você para agradecer a bonita forma de divulgar os talentos da terra, nossa tão querida terrinha que abriga algumas pessoas " sem memória"...
Leio sempre você e recordo-me muito de um amigo especial, meu querido amigo-irmão Pedro Mattos, que tanto lutou por Ilhéus cultural,por Ilhéus grata, por Ilhéus mãe e não só madrasta...repassei para Gabriel o seu blog. Ele retorna a Ilhéus na próxima semana com Simon Wiscowky, que conhecerá as festas juninas.Wayne e Russell retornam aos Estados Unidos no próximo dia 15.Estão fazendo shows agora no Rio de Janeiro; em São Paulo, soube, que foi muito bom.
Abraços, muita luz,muita disposição para lutar por tudo que vale a pena em nossa cidade, em nosso planeta. Ana Virgínia Santiago