quinta-feira, dezembro 10, 2015

O Apocalipse da Estrada Ecológica




Os gaviões Carcará estão de prontidão todo o tempo, aproveitando a refeição de pequenos repteis e mamíferos. Já se vão cento e vinte dias de clima e céu de Cerrado no Sul da Bahia, uma terra das chuvas e da umidade. O céu está azul e as florestas da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e do Rio Almada (APA) são vitimadas pelo maior incêndio florestal da história recente de Ilhéus.

Hoje, dia 10.12.2015 eu fiz mais um registro do crítico incêndio que já atinge mata alta litorânea da APA há 10 dias. este é um resultado de um processo de omissão, e de recusa de um sonho meu, e de muitos. A rodovia entre Ilhéus e Itacaré foi projetada em meio à floresta para ser uma estrada ecológica, passando por dois parques e duas áreas de proteção ambiental, mas o projeto inaugurado em 1998 não foi assimilado no trecho ilheense.

Desde sua fundação em 1998, assistimos o descumprimento das leis ambientais, e municipais pelos condomínios e proprietários de terra que passaram a transformar a paisagem, sem nenhum critério ou lógica à vista. Mas foi o próprio governo que acabou motivando uma grande invasão na APA que deveria ser protegida, ao anunciar um grande polo de desenvolvimento industrial dentro dela. O resultado é surpreendente, e veio com um mega invasão à ferro e fogo, cujo refém absoluto é o meio ambiente, o bem público e a qualidade de vida de todos.

Dessa forma vejo fracassando o sonho, e um retrato diferente do imaginado vai se formando na paisagem da estrada ecológica.  Essa famosa estrada, cuja relação com a preservação se espalhou pelos quatro cantos do mundo, e atraiu para o sul da Bahia, novos atores, diversificação econômica e os investimentos mais significativos depois da crise de cacau. Infelizmente  ela está mudando seu rumo, e o que se vê é um campo de concentração da degradação ambiental. O apocalipse chegou na estrada ecológica! Quanta ingratidão, e quanta contradição se esconde por trás dessa fumaça.

















Nenhum comentário: