CAJUEIROS DE ILHÉUS AMEAÇADOS (Anacardium occidentale)

Não tem muito o que falar, pois todo mundo vê, e sabe. Tem muita gente tratando a Anacardium occidentale de forma ilegal, e covarde. Estamos caminhando pra 20 anos de queimadas na Estrada Ilhéus - Itacaré. Isto acontece anualmente no trecho ilheense da BR que tem no nascedouro do seu projeto, o compromisso com a paisagem. E o cigarro não é o único responsável.

O cajueiro, não é nativo da terra, mas não só do Brasil. Nem é preciso falar como é ele é importante, culturalmente. São árvores de trinta, cinquenta anos de idade. Cinquenta anos é muita coisa para se perder em vão. Tenho observado que alguns morrem, após várias queimadas. Vê-se também as plantas conservadas, e tratados com louvor por outros. 

A solução requer uma lei municipal que respalde a lei federal da responsabilidade do proprietário com os danos do fogo ilegal, e estabeleça, sem exageros e com critérios justos, a responsabilidade necessária aos cidadãos. Nesses casos, as propriedades envolvidas devem ser notificadas, e nos casos pertinentes, multas e outras sanções podem ser aplicadas. Não pode é continuarmos a perder nossos cajueiros nativos de frutos vermelho e branco, e prejudicar a paisagem e a imagem de Ilhéus.               











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morro de Pernambuco - queimada e abandono

As Flores do Sul da Bahia

O Parque Marinho da Pedra de Ilhéus