quarta-feira, setembro 19, 2012

Projeto de Educação Ambiental Arca de Noé


Uma Metodologia de Ensino a Serviço da Vida

André Ruschi é um dos mais antigos parceiros nossos, nessa maravilhosa caminhada de amor a natureza, e ao ser humano. Ele esteve no Sul da Bahia em 1986 como consultor ecológico a convite da bióloga Rute Colares, fato que já resgatamos aqui (link). Na ocasião, Ruschi realizou uma visita técnica ao rio Almada e Lagoa Encantada, realizando anotações e projeções matemáticas sobre a biodiversidade dos ecossistemas do litoral norte de Ilhéus.

O projeto Arca de Noé vem desde essa época, sempre inovando e pesistindo na Educação Ambiental. Em sua caminhada, André ajudou a criar a Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (Santa Cruz, Aracruz, ES) e o Parque Florestal Augusto Ruschi (Santa Teresa, ES), e segue nos ensinando que devemos plantar flores para preservar nossos beija-flores, alêm de seguir, guardar e promover os ensinos e memória de seu pai, Augusto Ruschi (foto à esquerda), um dos maiores cientistas brasileiros, nos ensinou muito sobre esse amor pela natureza.



 CURSO EDUCAÇÃO AMBIENTAL/ AQUECIMENTO GLOBAL
DATA: 29 e 30 de setembro (sábado e domingo) a partir das 9:00 hs

As ciências são o produto da curiosidade inata de milhares de gerações, encontrando respaldo na curiosidade espontânea das crianças. O mundo moderno e suas conquistas são produtos das ciências. Cabe ao educador fundamentar a ética da vida para a utilização correta das ciências e dos recursos naturais. Fazer isto é fazer EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (André Ruschi)

PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS:

Filos animais, ecologia humana, ecologia urbana, currículo escolar, ecologia marinha, ecologia florestal, sociologia, antropologia, cidadania, poluição, legislação ambiental, ONGs, psicologia da aprendizagem, psicologia e percepção, condicionamentos, didáticas, faixas etárias, formação de valores, linguagem corporal, dinâmica de grupo e formação de projetos.

A reserva/escola de Ecologia Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi tem mais de 40 anos de trabalho de campo, dedicada a pesquisas, cultura e educação ambiental, fundada pelo cientista Augusto Ruschi, Patrono Nacional da Ecologia e dirigida pelo seu assistente direto e filho, o cientista e ambientalista, profº André Ruschi, ecólogo e educador ambiental, autor do capítulo de meio ambiente da Constituição Federal de 1988 e lei federal de Educação Ambiental.

Os beija flores, às centenas, incluindo-se espécies em extinção, proporcionam um espetáculo único e imperdível com seu balé aéreo e show de cores brilhantes. A praia e o mangue, beija flores, plantas medicinais, APA e REVIS marinhos são atrativos naturais imperdíveis filmados por dezenas de TVs nacionais e internacionais, propiciando ambiente especialmente favorável ao desenvolvimento de cursos ambientais.

Contando com uma infra-estrutura ampla e área de 300.000m2, a EBMAR possui instalações para pesquisas, hospedagem e alimentação, 8 ha de floresta virgem, 7 ha de área em recuperação, 6 ha com experiências de agricultura orgânica de plantas medicinais, 5 km de trilhas de floresta Atlântica e restinga, teatro de arena e área de camping.

Para professores, biólogos, oceanógrafos e estudantes de ensino superior, pessoas que queiram treinar didáticas, desenvolvimento de currículos para escolas e prefeituras

AGENDA E INFORMAÇÕES POR RESPOSTA A ESTE ESTE EMAIL
ruschi1@terra.com.br

Custo com alimentação e estadia: R$ 300,00
Para inscrição, responda a este email.

Maiores informações no site www.augustoruschi.org e/ou 0xx-27-99822835.

Nenhum comentário: