Feliz 2011
Vivemos no sul da Bahia observando os rumos que queremos perseguir no Brasil do século XXI, o século dos grandes desafios naturais e espirituais, o século da globalização e de todos os reencontros de passados e presentes. É o mundo globalizado, regido pelo dinheiro, pela produção, pela dominação tecnológica, e vamos nós, brasileiros, indianos, chineses, africanos, entrando nesse mundo inevitável, e sabemos que temos que passar por isto. Mas, tenham certeza, se quisermos ser felizes, não adianta ficarmos ricos se não conservarmos a nossa riqueza interior.
Esperamos em 2011 mais um passo, de cágado que seja, mas na direção certa, no rumo da educação do homem. Não basta ter apenas bens materiais, sem que agente reconheça que nossos maiores desafios são imateriais, internos e espirituais. Não basta ter o carro, é preciso construir o motorista, não basta apenas viver, é preciso ser feliz.
E acordar para a vida implica em viver de verdade, fazendo o que temos que fazer, obedecendo Papai. Por isso, no ano 11 do segundo milênio Dele, vamos caminhar, nadar, voar na direção da construção do homem, que atravessa o mar de sua própria história e começa a se reconhecer. Cada um se vendo, se lembrando o que somos, entendendo que a humanidade inteira é a vida de cada um de nós, todos os desafios estão aos nossos pés.
Esperamos um 2011 cheio de memórias de 2010, de 2000, de 1960, 50, 30, do ano 1000 depois de Cristo, e 2000 antes. Um 2011 de memórias para o futuro, de água pura, sol e mar de esperança na humanidade, nas árvores e nas baleias. Um 2011 que nos estampe a compreensão de que a maior riqueza que tem na terra sou eu e você, é o ser humano, e é justamente nos todos juntos que nos trará a capacidade de vencer a pobreza espiritual que nos afeta, e que na natureza, em nenhuma outra parte, não há.
Estamos na matéria, aparelho, corpo, mas a vida, ela nos dá muito mais, o nosso amor nos dá muito mais. Somos terra e céu em território sagrado, palavra, promessa, somos espirituais, vivemos de amores somados que só se completam com os que partiram, e os tantos outros que ainda vão chegar, mas já são percebidos em nossa sensibilidade. Somos imateriais em grande maior parte, em grande maior verdade, o grande campo do conhecimento é dentro. Este é o território de exploração, de navegação, estrada da viagem e porto da chegada, é a maior riqueza que existe, e que a mente humana tem a missão de refletir para que todos possam ver verdadeiramente o criador e a eternidade.
Vamos para 2011 com esse jovem Brasil cheio de amor e sangue, e com essa jovem humanidade que luta contra o materialismo, contra as paredes, os muros, os sustos, os males, as descrenças e as causas de todo mal encarnado na dolorosa pele humana.
E nessa pele, aprendendo a ser coletivo, se apaixonando pela educação permanente, fluindo com a juventude, com o santo suor de tantos homens de bem, luminárias vivas, estudiosos de si mesmo, do ser humano e da vida; tantos iliminadores de mim, labutadores da paz, tanta gente boa, tantos espelhos da verdade, boas notícias da alegria, bons acontecimentos, palavras que foram ditas, escritas na alma, presentes que recebemos para sempre, amor que salva um e que pode salvar a todos.
Só nos resta mergulhar nesse tesouro de ouro. Tantos nomes, tanta gente, tanta dança, tanto canto, tantas cores, tantas palavras, que bom se acordar para conhecer. Precisamos do conhecimento, não somos nada sem os nossos irmãos, os nossos parceiros. Precisamos relembrar as lembranças, exercitar o nosso esquecimento com a memória, enxergar um futuro único para todos, cheio de amor pelo ser humano e com mais coragem de imitar o Cristo.
Andy Irons - No dia 02 de novembro, aos 32 anos. Tricampeão mundial de Surf, morto pela dengue.
Tão jovem para morrer, e tanta beleza esse jovem nos mostrou na simplicidade de levar a vida "como uma onda no mar"... Nós precisamos de jovens assim, que surfem a vida como uma onda boa, e esperamos também que sua morte nos ajude a evitar a proliferação da dengue, que fêz tantas vítmas aqui no sul da Bahia.
Buza Ferraz - No dia 03 de de abril, aos 59 anos, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro.
Nosso querido amigo Buza de tantas novelas, também foi um homem de alta espiritualidade, e eu o conheci como um pioneiro do Santo Daime na Igreja Daimista de Mauá, no Rio de Janeiro. Três anos atrás encontrei com ele no aeroporto de Ilhéus, onde conversamos e relembramos coisas. Não podia imaginar me despedir desse grande sorriso e brilhante simpatia em 2010.
Lupe Gigliotte, aos 84 anos, no dia 19 de Dezembro.
Ela morava em um prédio da Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro, bem próximo do meu apartamento. Para uma pessoa famosa, me espantava que ela mantivesse as portas abertas para os jovens amantes do teatro amador. Foi assim que fui parar no seu apartamento acompanhando colegas de faculdade mais interessados em teatro do que eu. Que mais posso falar de uma pessoa tão simples assim, que logo me ensinou que ser famoso é uma coisa, amar o teatro é outra. E pode existir alguém com uma face mais doce e mais humana?
Farrah Fawcett, no dia 25 de junho, aos 62 anos, em Santa Mônica, na California.
Não dá pra esquecer. Ela era mais que um símbolo sexual expresso na vitalidade, era um símbolo da beleza desejada. Nossa primeira loira, a loira das loiras de meu tempo, Farrah é daquelas luas que estão dentro de nossa alma, raiando luz, uma princesa das telas e da boa imaginação.
Paulo Moura, aos 77 anos, na noite de 12 de Julho.
Quem tem um pouco de conhecimento sobre a música brasileira e universal tem intimidade com um nome enorme da música chamado Paulo Moura. O grande musico do saxofone, dos arranjos e orquestras era o homem do povo, do coração do povo, do pé de valsa do povo, e fez parte da vida cotidiana de milhares de jovens em suas Domingueiras no Circo Voador. É a arte do lado do povo, com ingresso barato, é a simpatia do artista verdadeiro, tanto glamuroso em seu som, quanto simples em seu brilho.
Johnny Alf , aos 88 anos, partiu no dia 04 de março.
Quando descobri que a música era algo muito sério, descobri que existia esse compositor, essa perfeição de simplicidade rebuscada que invade a alma e lá fica iluminando agente por toda uma vida. Ele foi pré e pós bossa nova, e será sempre tão novo quanto eu, você e a brisa...
Glauco aos 55 anos e seu filho Raoni, aos 25 anos, no dia 12 de março em sua chácara em Teresópolis.
O Glauco foi um dos maiores cartunistas do Brasil. Também foi mais um famoso a optar pelo caminho do Santo Daime, seguindo pelo desapego material, pelo viver a vida como uma dádiva, uma Nova Jerusalém no presente, entrando em seus palácios de Cristal, passeando no jardim de belas flores e fazendo caridade sem receber nada em troca. Eu o conhecia de vista, pois ele participava do Santo Daime em São Paulo e eu, no Rio, mas para nós, que entramos em uma escola de aperfeiçoamento espiritual e lá encontramos um lugar no coração do Cristo, realmente nos sentimos irmãos. Lamento demais a passagem inesperada de Glauco e de seu jovem filho Raoni, muito surpreso que esses guerreiros da paz tenham sido vítimas da violência do homem. Mas Deus sabe o que faz, nós não sabemos de nada.
Pena Branca, nome artístico de José Ramiro Sobrinho, aos 70 anos em 09 de fevereiro.
O cantor do interior, da música de raíz, um grande artista que entrou por todas as moradias dessa Brasil imenso para ficar colado nas paredes de um sentimento de ser simples, ser gente, ser humilde, amigo do vizinho, brasileiro, um sentimento nacional que jamais pode se perder, por mais ricos que todos nós possamos vir a ser, é isso aí que vale mais que o ouro.
José Saramago, no dia 18 de junho, aos 87 anos em sua casa em Lanzarote.
Nobel de Literatura e de simplicidade humana, o que seria de nós sem esses grandes escritores e poetas que nos disseram tanto de nossas vidas, do que vale a pena, e do que não vai dar em nada, nunca. Palavras certeiras que nos dizem muito: "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter, ter deve ser a pior maneira de gostar".
Saul Barbosa - Aos 58 anos na madrugada do dia 15 de setembro.
Saul foi um grande músico nascido em Ilhéus, um amigo dos amigos da música, um cara que ficou na minha vida com suas músicas, algumas que considero entre as mais belas que já ouvi, como São Jorge dos Ilhéus. Foi professor e amante da música, e ajudou a música baiana a ter mais charme e mais melodia. Valeu Barbosa !
Michael Jackson, em 25 de junho, aos 50 anos, em sua casa em Los Angeles.
O cara era bom no que veio ao mundo fazer, e fêz. Revi o trabalho de muitos artistas pelas facilidades e possibilidades que a internet nos oferece. Vi muita coisa de Mike Jackson que eu não conhecia graças a internet, esse cara sem fronteiras, também brasileiro e baiano da gema. Não me canço de rever suas técnicas extraordinárias de dançar e a imensa alegria que dele transborda ao gravar no Morro Santa Marta e no Pelorinho.
Por causa do dinheiro, não é mais possível ver, e incorporar vários vídeos de Michael Jackson que assisti durate 2010 no Youtube. A Sony e outros reclamam direitos. Talvez o pai de Michael tenha razão quando diz "o Michael foi morto por todos". Nos links a seguir ainda é possível ver dois momentos extraordinários desse grande artista universal.
Nesse primeiro link, Michael Jackson em They Don´t care about us, gravado no morro Santa Marta e Pelourinho, veja logo se voce não tem dinheiro para comprar, pois o dragão vôa rápido.
http://www.youtube.com/watch?v=mwQFGZ0bFbs
E neste outro link um momento extraordinário de dança em Dangerous Dance Break Live, que demonstra muito bem, o perfeccionismo desse artista para apresentar ao mundo o melhor da dança. Voce não deve e nem pode perder isto.
Comentários