sexta-feira, junho 05, 2009

O Dia do Meio Ambiente 2009

O texto abaixo é uma homenagem às florestas e ao povo do mundo inteiro que cuida das crianças e da criação com amor. Foi escrito utilizando uma conjugação livre de trechos de Hinos do Santo Daime, em especial , de Alfredo Gregório de Matos, que está a frente de uma grande obra socioambiental na Floresta Amazônica.

Nesse Dia Internacional do Meio Ambiente de 2009, também dedicamos homenagens a todos os habitantes do Sul da Bahia, especialmente, todos que estão cuidando da Área de Proteção Ambiental do Rio Almada - Lagoa Encanta, e Serra Grande - Itacaré, e a todos os que estão trilhando a educação ambiental nesse território da esperança azul e verde.

Também gostaríamos de lembrar Tião, esse querido irmão que partiu a poucos dias, deixando para todos os Ilheenses, uma viva lembrança de amor pela Lagoa Encantada, um de nossos grandes monumentos naturais.
.
Salve Tião ! O que se planta no coração não morre mais !
.

Peço licença à natureza para umas palavras eu narrar. Eu só vou falar do que eu quero e ainda não pude alcançar. Como é lindo esse chão, nossa pátria, a floresta, esse jardim em flor. Como é belo se ver esse brilho, tão divino da luz do resplendor.

Em pé firme na floresta, eu pedi e tive um toque: Dai-me força e Dai-me Amor! Da floresta eu recebo força para trabalhar, da floresta eu tenho tudo, tudo tudo, Deus me dá.

Meditando sobre a vida, estou aqui e vou dizer, sobre esse dom divino, que está para nascer. É um primor, a floresta, da maneira que é feita, com amor se harmoniza e deixa a terra satisfeita.

Devemos viver na terra com toda satisfação, e se queremos ter a vida, agradeçemos a nossa mãe. Vai seguindo, vai seguindo, cada vez fica mais perto, e o povo não se acorda, dormindo de olho aberto.

Meus irmãos eu vim aqui, a todos esclarecer, o belo jogo da vida, é plantar e colher. Quem planta colhe, colhe tudo o que plantou. Eu já disse e torno a dizer, tudo o que estamos precisando está dentro dessa união. Preste atenção na semente do perdão, que dá os frutos que alimenta o coração.

Cada dia que passa, eu sinto a necessidade de perfeição. O saber está em todos, só nos resta procurar. E todos nós temos o direito de nos aproximar da vida divina, onde o mestre está. Vivemos na terra, guiados pelo sol, olhemos para o tempo, vamos meditando, que nos alcançamos essa posição.
.

Quando eu olho a natureza, meu coração se conforta, em ver tanta criatura, e cada um vivendo de sua forma. As nuvens como bênção fazem ligação com a terra, nos dando chuvas divinas, água viva e eterna. Chuva que cai sobre a terra, chuva vinda do astral, podemos ficar mais perto de nosso pai universal.


O sol com vosso brilho a toda mata resplandece, é onde as bênçãos sobre a humanidade descem. A lua nas alturas, consagrada em vossa calma, na mais perfeita harmonia, nos dá força em nossa alma; e as estrelas pequeninas, sua luz incandescente, é como disse o nosso mestre: Só Deus Onipotente.

São as forças da onda do mar, são a forças que fazem chover, são as forças que me fazem ver o poder - onde ele está. O trovão é uma força, é o poder da palavra, e eu considero, assim como todos, que o poder do fogo é a força maior.
.

Eu ligado em natureza, a natureza me convém, e o que ela me transmite é o que de melhor existe, amar e querer bem. Andando pela floresta, vejo tudo em minha frente: Vida, Paz e harmonia, com isso me satisfaz.
.
Vou colocar minha mãe, bem juntinho do meu pai. Amor, Verdade e Justiça, Fé, Firmeza e Consciência, Serenidade e Respeito, são parte da providência. Calma e Tranquilidade, Obediência e Coragem, Humilhação e Prudência, também são partes dessa imagem.
.
Eu vivo é com meu pai, eu vivo é com minha mãe, eu vivo com todos os seres, firme nesse rebanho. Eu vivo com todo amor, sempre alegre cantando, dentro dessa união do nosso Pai Soberano. Eu vou seguindo, com alegria e com amor, seja o que Deus quiser, aqui na terra ou onde for.
.
No Site do Ação Ilhéus, uma importante reflexão no artigo de Rui Rocha: 500 anos de história, com o olhar para frente: Ilhéus, cinco de Junho de 2034 !
.

.
E louvada seja a nossa festa !

Nenhum comentário: