O Dia do Meio Ambiente 2009
Nesse Dia Internacional do Meio Ambiente de 2009, também dedicamos homenagens a todos os habitantes do Sul da Bahia, especialmente, todos que estão cuidando da Área de Proteção Ambiental do Rio Almada - Lagoa Encanta, e Serra Grande - Itacaré, e a todos os que estão trilhando a educação ambiental nesse território da esperança azul e verde.
Também gostaríamos de lembrar Tião, esse querido irmão que partiu a poucos dias, deixando para todos os Ilheenses, uma viva lembrança de amor pela Lagoa Encantada, um de nossos grandes monumentos naturais.
Peço licença à natureza para umas palavras eu narrar. Eu só vou falar do que eu quero e ainda não pude alcançar. Como é lindo esse chão, nossa pátria, a floresta, esse jardim em flor. Como é belo se ver esse brilho, tão divino da luz do resplendor.
Em pé firme na floresta, eu pedi e tive um toque: Dai-me força e Dai-me Amor! Da floresta eu recebo força para trabalhar, da floresta eu tenho tudo, tudo tudo, Deus me dá.
Meditando sobre a vida, estou aqui e vou dizer, sobre esse dom divino, que está para nascer. É um primor, a floresta, da maneira que é feita, com amor se harmoniza e deixa a terra satisfeita.
Devemos viver na terra com toda satisfação, e se queremos ter a vida, agradeçemos a nossa mãe. Vai seguindo, vai seguindo, cada vez fica mais perto, e o povo não se acorda, dormindo de olho aberto.
Cada dia que passa, eu sinto a necessidade de perfeição. O saber está em todos, só nos resta procurar. E todos nós temos o direito de nos aproximar da vida divina, onde o mestre está. Vivemos na terra, guiados pelo sol, olhemos para o tempo, vamos meditando, que nos alcançamos essa posição.
O sol com vosso brilho a toda mata resplandece, é onde as bênçãos sobre a humanidade descem. A lua nas alturas, consagrada em vossa calma, na mais perfeita harmonia, nos dá força em nossa alma; e as estrelas pequeninas, sua luz incandescente, é como disse o nosso mestre: Só Deus Onipotente.
São as forças da onda do mar, são a forças que fazem chover, são as forças que me fazem ver o poder - onde ele está. O trovão é uma força, é o poder da palavra, e eu considero, assim como todos, que o poder do fogo é a força maior.
Comentários