segunda-feira, janeiro 07, 2008

FEEDBACK - Proteção aos Banhistas

Milhares de Turistas, muitos afogamentos
e uma CONSTATAÇÃO:

PRECISAMOS DE UM SISTEMA MAIS EFICIENTE
DE PROTEÇÃO AOS BANHISTAS

Praias do Sul da Bahia têm sido consideradas entre as melhores do mundo pela imprensa nacional e internacional, impulsionadas pelos Resorts milionários de Itacaré. Esta é uma verdade sabida de todos nós, mas precisamos merecer esse título e estendê-lo ao grande ao público. Segurança no mar e proteção ao banhista são ítens essenciais.

Quando noticiamos a série de melhorias que são necessárias para adequar Ilhéus à nova demanda de visitantes que procuram nossas praias, e citamos a série de falhas ocorridas com o afogamento do empresário conquistense Elzon Pinho, não tínhamos acesso ao balanço trágico de afogamentos ocorridos nesse final de ano.

Os relatórios de acidentes de afogamento em Ilhéus, mostram estatísticas preocupantes de afogamentos com vários óbitos, reforçando ainda mais a necessidade de planejamento e investimento em um novo sistema de proteção aos banhistas. É uma ação emergente e extremamente necessária, se quisermos continuar a ser referência das melhores praias brasileiras e desejarmos consolidar Ilhéus como um destino de lazer seguro.


O trágico balanço de afogamentos em Ilhéus nesse verão já assustou e se esta situação perdurar, poderá afastar turistas mais precavidos e com melhores condições para escolher destinos mais seguros. Notícias publicadas na imprensa e internet, relatam centenas de afogamentos e quatro óbitos nesse final de ano. Confira!

A Região

Blog Bahia

A prefeitura anunciou a contratação de mais 30 Salva Vidas, no entanto, várias medidas precisam ser planejadas, algumas delas foram comentadas em Acorda Meu Povo, na reportagem anterior, denominada PROTEÇÃO AO BANHISTA: Que lições podemos tirar com o afogamento do conquistense Elzon Pinho, na Orla Sul de Ilhéus no dia de ano novo?.

Um comentário:

Anônimo disse...

O Elzon era um grande amigo de quase duas décadas. Coincidentemete nos reencontramos após seu casamento (ocorido no último dia 17/12) na Praia dos Milionários, por volta das 13:20h do dia 31. Logo depois de nos despedirmos e marcarmos para passarmos a virada do ano juntos, com sua esposa (Emanuelle) outros amigos, veio a tragédia. Tremendo desespero e frustação tomou contade todos nós, pois acompanhhamos todo aquele drama de perto com a Manu.
Quero registrar o incessante esforço do pessoal do resgate para tentar reanimá-lo. Lutaram ininterruptamente e bravamente até a chegada da ambulância com o médico e outros equepipamentos. Apesar de estar tomado pelo desespero percebi que com a chegada do médico que nada mais poderia ser feito, era mesmo o fim de uma preciosa vida. Talvez se um "desfribilador" estivesse chegado ao local um pouco mais cedo, essa triste história teria um outro fim...
Quero só registrar mais uma vez (já que esse Blog o fez), que o Elzon realmente teve uma atitude de herói. Mesmo queixando-se de uma forte dor causada por uma tendinite na mão direita, se atirou ao mar para salvar pessoas que ele nunva havia visto, conseguindo ajudar tirá-las do mar. Infelizmente esse ato ceifou-lhe a vida, mas seu exemplo será eterno. Tenho certeza que o Elzon, um conquistense quase anônimo (pois era um empresário conhecido de muitos em Conquista), honrou sua terra natal e a todos que o conhecia com seu ato de bravura. Não tenho dúvidas, ele está com Deus!

Agradeço a atenção.

Esaú Mendes
Vitória da Conquista - Ba
esaumendes34@hotmail.com